Maria Mendes

A Maria

Maria Mendes é a marca da estilista carioca Maria Mendes de Almeida. Formada em Fashion Design com especialização em Alta Costura pela Fashion Institute of Technology de Nova York, voltou para o Rio de Janeiro em 2012 depois de trabalhar com Oscar de la Renta. Na cidade maravilhosa, abriu o seu próprio atelier, que, localizado em uma charmosa casa do Jardim Botânico, tem seu foco direcionado para noivas e vestidos de festa.

No Rio, Maria se formou na Escola de Moda Candido Mendes e fez o MBA de Fashion Business pela Azov/Univercidade, além de diversos cursos na Central Saint Martins em Londres e de bordados na renomada Maison Lesage, em Paris. Trabalhou nas marcas Narciso Rodriguez, Estúdio Chocolate, Patrícia Viera e Virzi, além de ter sido responsável pela criação de uniformes para mais de 300 parques nacionais espalhados pelo Brasil em um projeto do ICMBio em parceria com o Instituto-E. Atuou também como Relações Públicas no Fashion Rio e como assistente do fotógrafo Randy Brooke na semana de Moda de Nova York.

Desde 2005, vem dando vida a marca Maria Mendes criando e executando vestidos de festa e de noiva sob medida, combinando as particularidades de seu estilo com os desejos de suas clientes. Seu design é diferenciado e com inspiração na moda que marcou o período entre as décadas de 30 e 50, com ênfase nos bordados.

Atelier

O Atelier

Seguindo os passos de sua avó Lea Penna, que fazia vestidos de noiva nas décadas de 70 e 80, Maria decidiu abrir o atelier no mesmo local que ela confeccionava os seus vestidos. O atelier fica em uma charmosa casa no bairro do Jardim Botânico.

Processo

O Processo

A criação do modelo feito sob medida é elaborada ao longo de uma conversa com a cliente para saber suas preferências de decotes, silhueta, etc. A escolha do look é feita a partir de três croquis. Só então o tecido é sugerido pela estilista para obter o melhor caimento. Com o modelo escolhido e tecido nas mãos, Maria é quem tira as medidas e faz a própria modelagem do vestido, que é a sua especialidade.

O vestido então é produzido em algodão para corrigir os pequenos detalhes no corpo da cliente na sua primeira prova. Tudo o que for de passamanaria, bordados ou aplicações é feito uma prova antes para a cliente saber exatamente como vai ser o detalhe desejado. O processo geralmente requer entre duas ou três provas a mais. É importante ressaltar que Maria não repete modelos e nem bordados, garantindo exclusividade total.